Direto ao ponto edição 31/03/2022

 em Blog, Direto ao Ponto

31 de março de 2022

DIRETO AO PONTO EDIÇÃO 31/03/2022

Jamur: Curitiba vai testar ônibus elétricos em 2024

Na terça-feira, 29 de março, a capital curitibana comemorou seu 329º aniversário. E na mídia e redes sociais muito se discutiu sobre o planejamento urbano de Curitiba para os próximos anos, e sobre as possibilidades de renovação e de melhorias.

Em entrevista ontem à CBN Curitiba, o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Luiz Fernando Jamur, apontou para projetos de mobilidade urbana nos próximos 20 anos.

Jamur destacou que, a partir de 2024, a cidade deve testar ônibus elétricos equipados com sistemas que permitem o carregamento de baterias ao longo dos deslocamentos. E disse que há dois financiamentos em andamento para dar viabilidade ao projeto.

Ele citou ainda o trabalho da Prefeitura para mobilizar a sociedade para o uso de diferentes modos de transporte na cidade. E deu como exemplo a inclusão do uso da bicicleta no deslocamento diário.

O presidente do Ippuc falou ainda sobre o metrô de Curitiba, obra que já entrou na lista das “lendas” da cidade. Segundo Jamur, o projeto do metrô ainda depende de recursos federais.

Clique aqui e ouça a entrevista completa no site da CBN.

Trincheira Bairro Alto / Bacacheri

Após anos de espera, entra em funcionamento nesta quinta-feira (31) a trincheira na Rua Fúlvio José Alice, que liga o Bacacheri ao Bairro Alto. Pedestres, ciclistas e condutores poderão utilizar a novidade a partir das às 11h desta quinta-feira. O binário das ruas Gustavo Rattman e Fúlvio José Alice terá aproximadamente um quilômetro de extensão, com mão única no trecho entre as ruas Mercedes Seiler Rocha e Dante Angelote, cruzando a BR-476 (Linha Verde) por duas trincheiras. Leia mais.

Projeto permite parcelamento de débitos tributários de empresas de transporte coletivo rodoviário

O Projeto de Lei 507/22 cria um programa de parcelamento dos débitos das empresas concessionárias de transporte coletivo rodoviário com a União. O texto também possibilita que 90% da dívida seja abatida por meio da concessão de passagem gratuita aos beneficiários do Programa Auxílio Brasil.

Em tramitação na Câmara dos Deputados, a proposta é do deputado Jerônimo Goergen (PP-RS). Ele afirma que as medidas visam contribuir para a recuperação econômica do setor de transporte coletivo, um dos mais afetados pela pandemia. Leia mais.

IBGE: desemprego fica em 11,2% em fevereiro e ainda atinge 12 milhões

A taxa de desemprego no Brasil ficou no 11,2% no trimestre encerrado em fevereiro, com a falta de trabalho ainda atingindo 12 milhões de brasileiros e o crescimento do número de ocupados desacelerando, segundo divulgou nesta quinta-feira (31) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Saiba mais.

Uso de máscara é recomendado no transporte coletivo

A Urbs enviou documento oficial desobrigando o uso de máscaras no transporte coletivo, porém recomendando seu uso.

Leia abaixo:

Considerando o disposto no Decreto Municipal nº 420 de 28 de março de 2022, fica revogada a Carta Circular DOP/140/2020, a qual trata da obrigatoriedade do uso de máscaras pelos operadores do sistema de transporte coletivo urbano de Curitiba.

Ressaltamos que, de acordo com a informação prestada pela Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, ainda é “recomendável” a utilização de máscaras por todos os operadores, funcionários ou terceirizados que atuam no sistema de transporte coletivo.

Quer colaborar com o boletim Direto ao Ponto?
Envie sua mensagem para o e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (41) 99275-7518.

Jornalista responsável: Renan Carreira.

Postagens Recentes
Contato

DÚVIDAS, RECLAMAÇÕES E SUGESTÕES