Ônibus de cor laranja.  Este sistema é composto por linhas que ligam os bairros aos terminais de integração. Utilizam-se ônibus com categoria, micro especial, comum, padron e articulados.

Ônibus de cor amarela. É composto por linhas que ligam os bairros ao centro, sem integração com os terminais. Utilizam-se ônibus com categoria, micro especial e padron híbrido.

Ônibus de cor vermelha ou azul. Os vermelhos fazem a linha Circular Sul e cruzam o centro interligando a cidade de ponta a ponta. Os Azuis, são os que trafegam pela linha verde e vão do Terminal do Pinheirinho até a Praça Carlos Gomes. Estes veículos fazem parada nas estações tubo e nos terminais, não possuem cobradores, o cobrador fica dentro da “Estação-Tubo”, cobrando as passagens antes de o veículo chegar, fazendo com que o embarque seja mais rápido.
A ligação do Ônibus com a Estação-Tubo é feito por uma rampa que é acionada junto com a abertura das portas. Utilizam-se ônibus com categoria biarticulado

Ônibus de cor cinza, popularmente chamado de ligeirinho, este veículo é mais rápido que os outros, pois possui poucas paradas. O sistema de embarque é igual ao biarticulado: também não possuem cobradores e o embarque é feito nas estações tubos e nos terminais. Utilizam-se ônibus com categoria, padron e articulado

Ônibus de cor verde, as linhas Interbairros percorrem os bairros de Curitiba, num trajeto circular e não passam pelo centro da cidade. Utilizam-se ônibus com categoria, padron e articulado

Ônibus de cor azul, estas linhas fazem parte do SISTEMA INTEGRADO DE TRANSPORTE PARA O ENSINO ESPECIAL – SITES e atendem as principais escolas especiais de Curitiba, fazendo o transporte de seus alunos, portadores de necessidades especiais. Utilizam-se ônibus com categoria, comum .

Ônibus de cor dourada é a uma nova maneira criada para ampliar a mobilidade de pessoas com deficiência. Equipado com elevador, cadeira de rodas, espaço para cão guia e acessórios necessários para garantir maior conforto aos usuários. Utilizam-se ônibus da Categoria de micro.